sábado, 27 de junho de 2009

Certezas (14)

O futebol português, ao contrário do que se pensa, não é tão infecundo assim em pontas-de-lança de qualidade. Há, isso sim, um critério errado na observação de jogadores, bem como um muito mau aproveitamento daqueles que aparecem com qualidade suficiente. Basta ver como Nuno Gomes não tem o destaque que devia, como Postiga é mal-amado, como Saleiro ou Djaló não têm o reconhecimento que mereciam, como se desaproveitaram Diogo Tavares ou João Paiva, quase sempre dos melhores goleadores das equipas jovens por onde passaram, como se ignora a capacidade de Ricardo Nogueira e se chegou a dar oportunidades a fiascos como Tó Mané, como se preferem avançados estrangeiros desconhecidos a jovens portugueses, como se dá preferência a quem apenas marca golos e não a quem faz mais do que isso, etc. Este jovem jogador, todavia, terá uma palavra a dizer quanto a essa estúpida tendência de desaproveitamento. E as suas características podem até ajudar a isso. Além de bom a jogar de costas para a baliza e de tomar boas decisões com frequência, sabendo servir de apoio e pondo o colectivo à frente do individual, é robusto, forte fisicamente e tem bons pés. Alia a tudo isto uma capacidade de explosão invulgar para o seu tamanho e é, por isso, muitas vezes uma dor de cabeça constante para as defesas contrárias. Além de tudo isto, tem faro de baliza e é extremamente lutador, como muita gente pensa que devem ser todos os pontas-de-lança de eleição. Com tantas características interessantes, só mesmo a incompetência dos seus futuros treinadores justificará uma eventual paragem evolutiva. Tendo ainda mais um ano de júnior pela frente e ainda um campeonato para decidir já este Sábado, não chegará ao plantel sénior do Benfica tão depressa, mas se tudo correr bem é possível que dentro de dois ou três anos o Nélson Oliveira seja uma referência do clube encarnado, bem como uma possibilidade para a selecção nacional...

6 comentários:

Batalheiro disse...

Este menino e o David Simão, se fossem catalães, já faziam jogos na equipa sénior do Barcelona desde os 16 anos.

Mas não. É mais giro comprar Bergessios, Di Marias e Bynias.

Sonho com um Benfica onde em vez do Bynia está o Lassana Camará, em vez do Schaffer o Rubem Lima, em vez do Jorge Ribeiro o David Simão em vez do Balboa o Miguel Rosa e em vez do Di Maria o Fábio Coentrão.

Em relação ao Nélson espero que tenha sorte com as lesões e que possa crescer sempre no Benfica e se torne uma bandeira do clube. Seria bom sinal.

Miguel Nunes disse...

Malta, como se colocam etiquetas, tal como voces têm?

abraço

Nuno disse...

No campo "Esquema", tens coisas como "Cabeçalho", "Navbar", "Mensagens de blogue", "Adicionar uma miniaplicação", etc. Faz editar nas "mensagens de blogue" e lá há um campo para as etiquetas. É só seleccionar e passas a poder designar etiquetas em cada post que escrevas.

Abraço!

Miguel Nunes disse...

obg.

ja agora, quem é o To Mane?

Nuno disse...

O Tó Mané era um dos três juniores que o Paulo Bento chamou logo num dos primeiros jogos que fez como treinador principal do Sporting. Os outros eram o David Caiado e o Pereirinha. Nesse jogo, o Caiado e o Tó Mané entraram, o Pereirinha não. Mas o mais ultrajante foi o To Mané, que era avançado, ter sido chamado aos seniores quando nos juniores era suplente do Diogo Tavares, que foi só o melhor marcador do campeonato nacional de juniores nesse ano. Já aí se percebia que havia alguma coisa complicada entre o Sporting e o Diogo Tavares.

João Castro disse...

Em vez de andarem à procura de mais um avançado, que vai custar certamente uns milhões valentes, podiam dar uma oportunidade ao Nélson Oliveira. É um avançado muito completo para a sua idade e não tenho dúvidas que, mais ou cedo ou mais tarde, vai ser bastante utilizado no plantel sénior.

Saudações desportivas.