quarta-feira, 25 de abril de 2007

Certezas...

Numa das mais inóspitas zonas do nosso futebol cresce um dos maiores talentos, da selecção de sub-20, que este ano vai participar no mundial da categoria com sede no Canadá.
Falo de Diogo Tavares, ex-avançado do Sporting, que agora milita no Génova, da segunda divisão italiana.
Forte do ponto de visto atlético, sendo de igual modo rápido, contudo, estes factores perdem dimensão perante outras qualidades que possui.
Com faro pelo golo, associado a uma boa leitura dos lances, que lhe permite uma boa colocação na área, acumula golos com uma facilidade invulgar.
Para além destes factores, sempre importantes no reconhecimento de um avançado, adiciona atributos técnicos, que lhe facilitam a tarefa, tanto na hora de visar a baliza, como a assistir os seus colegas.
O talento e inteligência que demonstra dentro de campo, por si só, seriam sempre um factor de destaque, mas se tivermos em conta a escassez de ( boas) soluções para esta posição, faz deste miúdo um verdadeiro diamante. Espera-se que a sua evolução acompanhe o seu talento, e que o possamos comprovar já em Julho.

2 comentários:

blog disse...

Anda perdido pelas divisões secundárias de Itália

http://www.zerozero.pt/jogador/diogo_tavares/actual/ficha/0/default/30623

Ainda será certeza ?

Nuno disse...

Caro blog, já tive oportunidade de dizer que o título desta rubrica diz respeito à certeza que temos do potencial do jogador. Nem sempre, por uma razão ou por outra, esse potencial se confirma. No artigo sobre o Yannick Pupo, referi que tinha muitas dúvidas que os treinadores portugueses apostassem de caras nele e tinha a impressão de que, apesar de ter um potencial enorme, ia ter dificuldades, por isso, em impor-se. Isto nada tem a ver com a certeza que temos da sua qualidade e com a certeza de que, no sítio certo e com as pessoas certas, teria sido um grande jogador. Com o Diogo Tavares acontece o mesmo. Foi mal tratado em Alvalade e optou (erradamente, a meu ver) por ir para o estrangeiro. Essa má decisão, muito potenciada, certamente, pelo seu empresário, e a quantidade infame de lesões que sofreu fizeram com que se perdesse. É pena, pois tinha um potencial inigualável em Portugal, na sua posição.