terça-feira, 13 de março de 2007

O maior insulto...

"Quando entro em campo, tento jogar como um homem, com força, para me mostrar e para ajudar a equipa". Moses, depois de lhe perguntarem o que achava do lance em que Tonel se lesionou.
Nem quis acreditar quando li estas linhas. Mais do que tudo, este "tento jogar como um homem"deixa-me inquieto. Porque tenho a sensação que são muitos os que não hesitam em assumir que o futebol é um desporto para homens. Pois eu acho que é um desporto para Homens. Neste caso, a maiúscula faz toda a diferença.
Moses cria um paradoxo, sem o saber - provavelmente até desconhece o significado de tal palavra - ; ou então Aristóteles estava errado, quando definiu Homem como um animal racional.
Eu nem consigo imaginar este desporto, se não o for praticado por Homens. Todavia, por vezes a acontece. Como homem... Moses estaria a falar de quê? Deduzo que não se referia á faculdade com que fomos abençoados, de reflectir, de analisar, de raciocinar, e inferir... Seria da honra, lealdade e honestidade ( que deveriam ser) inerentes ao futebol, ou a qualquer acção, que se suponha humana? Hum...
Quando este jogador diz uma barbaridade destas, não se limita a envergonhar o futebol. Menospreza a humanidade e milênios da sua evolução. Não se trata só da lesão que ele provocou num colega de profissão. Trata-se de não ter a capacidade de analisar o que está correcto, ou não; ou seja, ao assumir que não fez nada de mal, que apenas jogou como um homem, assume publicamente que vai manter a mesma atitude, jogo, após jogo...

Sem comentários: